Corrico. Pingalins vs raglous e afins.

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Corrico. Pingalins vs raglous e afins."
na nova versão do site.

MLNunes
Mensagens: 15
Registado: domingo out 28, 2007 6:12 pm

Corrico. Pingalins vs raglous e afins.

Mensagem por MLNunes »

Caros colegas de vicio.
Estou a dar os primeiros passos no corrico. Queria saber opiniões acerca da eficácia dos pingalins e dos raglous.
Tenho usado mais os pingalins e já com alguns resultados. Das vezes que usei os raglous, não apanhei nada.
Eu pesco essencialmente com chumbada de 80g . Os pingalins personalizo-os conforme as instruções do amigo Atsimões , olá Atsimões essa cartilha vinha mesmo a calhar.
Os pingalins enrolam muito mais os estropos, pois trabalham em hélice. Já experimentei, na banheira, com vários ângulos de cauda e trabalham sempre assim.
Grato antecipadamente.
Mário Nunes.
pedrito
Mensagens: 484
Registado: sexta out 28, 2005 3:13 pm

Mensagem por pedrito »

Boas NLNunes,eu tambem comecei pelo corrico tradicional,com boias de agua e chumbeiras, de dia a minha preferencia recai nos raglous de 10.5 e 12 cm nas cores branca,prata,verdes,azuis e verde flurescente,montados em anzois classicos,com o mar mexido normalmente ponho um chumbo de 3 grs junto a amostra, de noite os pingalins parecem me mais eficazes,nas cores vermelhas,pretas e laranjas.

ABRAÇOS
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Re: Corrico. Pingalins vs raglous e afins.

Mensagem por atsimoes »

MLNunes Escreveu:Caros colegas de vicio.
Estou a dar os primeiros passos no corrico. Queria saber opiniões acerca da eficácia dos pingalins e dos raglous.
Tenho usado mais os pingalins e já com alguns resultados. Das vezes que usei os raglous, não apanhei nada.
Eu pesco essencialmente com chumbada de 80g . Os pingalins personalizo-os conforme as instruções do amigo Atsimões , olá Atsimões essa cartilha vinha mesmo a calhar.
Os pingalins enrolam muito mais os estropos, pois trabalham em hélice. Já experimentei, na banheira, com vários ângulos de cauda e trabalham sempre assim.
Grato antecipadamente.
Mário Nunes.
Ola Mario,
Primeiro não deves corricar á chumbeirinha com tanto peso.É raro usar 80 grs, só 60 grs no maximo. De 80 grs só para mar muito forte, batido.
Por vezes corrico com 30 grs, é o suficiente quando eles comem aos pés... Quanto á torção algo está aí errado na montagem. os pingalins que monto não fazem essa curva tão helicoidal.Também se fizessem seria anulada a sua torção pelo destorcedor do alfinete que prende ao boiao ou há chumbeirinha. Lembre-se que a borracha leva um destorcedor atado, logo a sua torçao tem de ser eliminada por outra torção em cima que é a do boião ou chumbeirinha onde engata o clip com destorcedor. Depois use ffios finos, 0,30, 0,35 com muita pouca memoria. Está atento ás fotos que se seguem:
Lança mais fluidamente , sem grandes pressas, aproveita a feição do vento e verás que nada é complicado.
Anexos
Imagemrobalos 034.jpg
Última edição por atsimoes em domingo nov 25, 2007 3:30 pm, editado 1 vez no total.
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

outra:
Anexos
Imagemrobalos 066.jpg
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

e mais outra:
Anexos
Imagemrobalos 021.jpg
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Mensagem por tomachado »

Obrigado amigo Simões. Embora não pratique esta madalidade de pesca, não deixo de ler tudo o que escreve e sugere, uma vez que o faz de coração, e sempre de forma exemplar. Pelo facto o meu muito obrigado. =D> Abraço: Machado
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Boas. 8)

Atsimões,visto que não tenho muita experiençia e esteja a começar agora tecnias de corrico,que tamnho deve ter mais ou menos o estralho que sai da boia de agua ou da chumbeirinha até ao pingalim ou raglou??
Obrigado desde já
Abraço
Nuno
pedrito
Mensagens: 484
Registado: sexta out 28, 2005 3:13 pm

Mensagem por pedrito »

Nuno isso depende de cada um e do pesqueiro em que estas,quanto maior for melhor trabalha a amostra mas tambem fazes lançamentos mais curtos,nunca manos de 2 metros,se estiveres a pescar na areia podes utilizar estralhos mais compridos pois ao lançares nao atrapalha nada,mas imagina que estas na pedra,se ao puxares a cana atraz para fazeres o lançamento a amostra toca no chao ou perdes muito tempo a colocala de maneira a que nao prenda,ou vais partir canas montagens e afins,tempo é coisa que nao podes perder quando eles la estao,por isso aconselho te a utilizares na pedra montagens mais curtas do que na areia.
Isto é a minha opiniao,mas o Antonio pode explicar melhor.

Abraços e pescas felizes
Responder